domingo, 31 de março de 2013

A ORIGEM DO PATCHWORK


O patchwork, juntamente com o quilt, é um trabalho manual que utiliza retalhos de tecidos e que apresenta registros desde o Egito antigo que podem ser vistos em desenhos nas paredes das pirâmides.  Nessa época os faraós já utilizavam colchas e roupas feitas de sobras de tecidos.

Na Idade Média o patchwork espalhou-se pela Europa sendo muito utilizado em faixas, bandeiras, panôs e acolchoados como proteção sob as armaduras de metal usadas pelos cavaleiros.

Por volta de século XVIII, a técnica chegou à América do Norte pelos colonizadores onde foram criados estilos diferentes. Iniciou-se, então, uma troca de padrões e o patchwork tornou se uma arte transmitida pelas mães e avós às suas descendentes criando assim muitas tradições pautadas nos tecidos, cores e desenhos representando um importante papel na vida social dessas mulheres. Isso porque, além de costurar os tecidos de maneira planejada formando padrões artísticos, elas utilizavam a atividade como meio para dar vasão as suas ambições, sentimentos, desejos e até mesmo às suas posições políticas, pois na época ainda não tinham direito ao voto.

Em meados do século XIX, com a invenção da máquina de costura, o patchwork ganhou mais agilidade, o que fez surgirem muitas novidades além de revistas especializadas. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, com a ida das mulheres às fábricas, ele ficou esquecido, somente sendo valorizado novamente na década de 1970 quando muitas ferramentas de cortar tecidos foram inventadas. Com isso o trabalho tornou-se mais ágil e grandes indústrias têxteis começaram a desenvolver anualmente tecidos especificamente para o patchwork.

Existem hoje nos Estados Unidos museus e galerias de arte especializadas em patchwork e quilt além de feiras e festivais em muitos países como por exemplo no Brasil.

 A palavra patchwork tem origem inglesa e significa trabalho com retalhos (patch = retalhos, work = trabalho). É um trabalho artesanal feito à mão, podendo ser costurado à máquina também, unindo retalhos para formar uma infinidade de desenhos, formatos e cores.

A palavra quilt também tem origem inglesa e significa colcha ou acolchoado, ou seja, é uma costura em que se une o topo, a manta acrílica e o tecido de fundo.

 

 
Fonte:
http://www.celeiropatchwork.com.br
http://myrianmelo.blogspot.com.br/
http://www.tecidospatchwork.com.br/patchwork/historia-do-patchwork.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Total de visualizações de página